Compartilhe com seus amigos.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Começa a catequese de Iniciação a Vida Cristã na Paróquia de Ipu



 Iniciamos neste domingo, 4 de janeiro de 2015, o segundo ano do Projeto de Iniciação a vida cristã, na Paróquia do Ipu. O tema da Iniciação à Vida Cristã se coloca dentro da inquietação missionária que perpassa hoje toda a Igreja, preocupada com a santificação da vida de todos os cristão. Não é um tema novo, mas o desdobramento do Diretório Nacional de Catequese (2005), de Aparecida (2007: uma Igreja em estado de missão), da Missão Continental (2008)... e tantos apelos atuais da Igreja.


Por Iniciação Cristã se entende o processo pelo qual alguém é incorporado ao mistério de Cristo Jesus; não se reduz à catequese, mas inclui, sobretudo a ação celebrativo-litúrgica. A catequese é um elemento, o mais longo e importante, do complexo processo pelo qual alguém é iniciado à fé cristã. Teologicamente falando a verdadeira iniciação se dá na celebração dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, chamados justamente, a partir do século XIX, de Sacramentos da Iniciação. Trata-se de uma iniciação que poderíamos chamar de sacramental. A estrutura catequética está em função dessa iniciação sacramental e vital. 

Diante de tantas dificuldades que a catequese enfrenta todos os anos com afastamento de crianças após a primeira Eucaristia, sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece pelo kerygma e guiado pela Palavra de Deus, permita um encontro pessoal cada vez maior com Jesus Cristo, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos. Em outras palavras, um verdadeiro discípulo de Jesus.
Neste primeiro mês de 2015 os catequistas desenvolverão um trabalho missionário em suas comunidades, buscando anunciar o projeto e a data de inicio.
Na Paróquia serão feitas inscrições de crianças com idade de catequese em todas as comunidades catequizadoras da Paróquia, até mesmo nas capelas. 
As inscrições dos catequisandos acontecerão a partir do dia 31 de janeiro. Os Pais deverão procurar imediatamente o centro catequético de sua comunidade para renovar as inscrições dos seus filhos, pois o número de vagas é limitado devido a falta de catequistas. Os pais devem levar seus filhos, pois, enquanto um catequista faz a inscrição o outro dá o primeiro encontro. Na Catequese não se perde tempo. Após a primeira quinzena de fevereiro não serão mais aceitas inscrições. Dia 21 de fevereiro será o Rito de Admissão na Capela de Nossa Senhora no Patronato, dia 22 no Santuário das Graças e depois de acordo com as missas nas comunidades. Até lá todas as comunidades já devem estar com suas turmas prontas.  

A catequese para a Eucaristia tem três anos de preparação, começando aos sete anos com o querigma, 1º Tempo do pré catecumenato. Aos oito anos a criança passará para o primeiro ano do 2º Tempo para ter seu encontro pessoal com Jesus Eucarístico aos dez anos, pois são dois anos com um rito de passagem. Veja o quadro que ilustra o desenvolvimento da catequese de iniciação a vida cristã e as idades de aceitação na catequese:

 

    Pré catequese - 7 Anos completos


Rito de Admissão na catequese:
            Catequese na Infância 1ª Fase – 8 Anos completos - Entrega do primeiro catecismo - Livro Oração do Cristão. 
Rito de Passagem no final do ano com a entrega do Símbolo Apostólico, nossa profissão de fé "O Credo".

Catequese Eucarística 2ª Fase – 9 Anos completos - Entrega da sua primeira Bíblia, os Evangelhos.
Após a Primeira Eucaristia a criança deve continuar na catequese:
Infância e Adolescência Missionária - Acólitos - Coral de Crianças

Agenda resumida das Atividades da Catequese Paroquial

Janeiro - O catequista faz ou renova sua inscrição na Paróquia e recebe as primeiras orientações para o ano. Este mês fica reservado para a organização de cada grupo catequizador. Aproveitamos para fazer uma leitura do Livro: “Relações Humanas na Catequese”. A proposta deste livro é a organização de um grupo de Catequese. Este ano, as inscrições começam dia 31 de Janeiro.

Fevereiro – Na primeira quinzena acontecem as inscrições das crianças na Catequese em toda a Paróquia, seguida dos primeiros encontros de apresentação mútua em todos os grupos da Matriz. A inscrição é feita com a presença dos Pais ou Introdutor para a assinatura das fichas de inscrição e primeiras orientações e a apresentação de um documento de identificação da criança. Não devem ultrapassar este tempo para facilitar a organização. Acontecem o rito de admissão para os novos catequisandos da primeira fase.

Março – Rito de Admissão na Matriz. No mesmo rito o líder da comunidade oferta no altar do Senhor os seus trabalhos, representado em uma pasta contendo todas as fichas das crianças. Com este rito inicia-se também a missa na catequese. É o momento de celebrarmos as vitórias conquistadas com muito amor e pedir a presença de Jesus, princípio e fim de nossa catequese.

Abril – Os catequistas recebem uma ficha de chamada que será acompanhada pela Coordenação. Celebração de Páscoa coletiva na catequese.

Junho - Hora de chamar os pais e conversarem com eles sobre a participação ativa das famílias na catequese.

Setembro – A Coordenação e o Pároco preparam a celebração da Primeira Eucaristia. Catequistas relacionam as crianças que realmente estão preparadas e apresentam a coordenação.

Outubro –Ensaios dos cânticos para a primeira Eucaristia (dentro da Celebração Eucarística).

Novembro – Na última semana, por ocasião da festa de Cristo Rei, acontece o Batismo dos catecúmenos e o rito de passagem de fase na catequese com a entrega do Credo..

Dezembro – Na festa da Imaculada Conceição, a Festa da Primeira Eucaristia das crianças.

Osorio Soares Gomes – Coordenação de Catequese paroquial.

Palavras do Santo Padre, o papa:

Amados catequistas, recomeçar sempre de Cristo! Agradeço-vos pelo que fazeis, mas sobretudo porque estais na Igreja, no Povo de Deus em caminho, porque caminhais com o Povo de Deus. Permaneçamos com Cristo – permanecer em Cristo –, procuremos cada vez mais ser um só com Ele; sigamo-Lo, imitemo-lo no seu movimento de amor, no seu sair ao encontro do homem; e saiamos, abramos as portas, tenhamos a audácia de traçar estradas novas para o anúncio do Evangelho.

Que o Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos acompanhe! Obrigado!