Compartilhe com seus amigos.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Rito de Admissão das crianças na catequese

          Este rito é parte integrante do RICA ( Ritual de Iniciação Cristã de Adultos). Nossa catequese é dois anos de preparação, sendo dividida em duas fases. A primeira fase é para crianças de 8 anos, sendo admitidas pelo Padre em uma celebração específica, dentro da celebração Eucarística. A segunda fase é para a entrega do Evangelho, após a homilia. Eis algumas partes da celebração:
          O Ritual ensina a ser celebrado na parte de fora da igreja, porem, como nossas comunidades tem uma incidência muito grande de vento fazemos a procissão dos catequistas com as crianças e seus introdutores (Pais).
Cada introdutor (Pai) estará com o livro: Oração do cristão (primeiro catecismo) para presentear seu filho. Providenciar uma velinha comum que será acesa no início da celebração.


 
Os Introdutores e as crianças fazem um semi circulo diante do Presbitério. Comentário
Padre____, irmãos e irmãs, com esta celebração queremos dar início ao Projeto de Iniciação a Vida Cristã destas crianças em nossa Paróquia. Há muito tempo, a Igreja vem percebendo a necessidade de fazer uma catequese que seja mais celebrativa e vivencial. Uma catequese não apenas de conteúdos, mas também transformadora de atitudes e de comportamentos.

Diálogo com o Padre: D: Qual é o teu nome? (Cada um fala o seu nome.)
D: Que pedes à Igreja de Deus?
Catequisandos: A fé e a graça de conhecer Cristo.
D: O que desejas ser?
Catequisandos: Quero ser discípulo missionário.
D: A vida eterna consiste em conhecermos o verdadeiro Deus e Jesus Cristo, que Ele enviou. Ressuscitando dos mortos, Jesus foi constituído, por Deus, Senhor da vida e de todas as coisas, visíveis e invisíveis.
Se vocês querem ser discípulos e membros da Igreja, é preciso que vocês sejam instituídos em toda a verdade revelada por ele; que aprendam a ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo e procurem viver segundo os preceitos do Evangelho; e, portanto, que vocês amem o Senhor Deus e o próximo como Cristo nos mandou fazer, dando-nos o exemplo.
Cada um de vocês está de acordo com tudo isso?
Catequisandos: Estou
(Quem preside, voltando-se para os introdutores e os fiéis, interroga-os com estas palavras ou outras semelhantes).
D: Vocês, introdutores, que nos apresentam agora estes candidatos, e vocês nossos irmãos e irmãs aqui presentes, estão dispostos a ajuda-los a encontrar e seguir Cristo?
Todos: Estou
Assinalação dos sentidos
C: Neste momento, as crianças seguram o livreto e cada Introdutor fara o Sinal da cruz na fronte de cada criança, tornando-o catequisando ao mesmo tempo que o Padre pronunciará a oração.

D: Catequisando(a) recebe na fronte o sinal da cruz: o próprio Cristo te protege com o sinal de seu amor. Aprende a conhecê-Lo e segui-Lo. (O introdutor faz com o polegar o sinal da cruz na fronte)
C: Segue-se a assinalação dos sentidos em cada novo catequisando. (As assinalações são feitas pelos introdutores).
D: Recebam nos ouvidos o sinal da cruz, para que vocês ouçam a voz do Senhor. (Ao assinalar os ouvidos)
D: Recebam nos olhos o sinal da cruz, para que vocês vejam a glória de Deus. (Ao assinalar os olhos)
D: Recebam na boca o sinal da cruz, para que vocês respondam à Palavra de Deus. (Ao assinalar a boca)
D: Recebam no peito o sinal da cruz, para que Cristo habite pela fé em seus corações… (Ao assinalar o peito)
D: Recebam nos ombros o sinal da cruz, para que vocês carreguem o jugo suave de Cristo. (Ao assinalar os ombros)
D: Eu marco vocês com o sinal da cruz: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, para que vocês tenham a vida eterna. (Sobre todo o grupo ao mesmo tempo)
Todos: Amém!

D: Oremos. Deus todo-poderoso, que pela cruz e ressurreição de vosso Filho destes a vida ao vosso povo, concedei que estes servos e servas, marcados com o sinal da cruz, seguindo os passos de Cristo, conservem em sua vida a graça da vitória da cruz e a manifestem por palavras e gestos. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!
Segue a missa com a comunidade, normalmente até a liturgia da Palavra.
Entrega do Evangelho

(Após a homilia, o celebrante convida os catequisandos da segunda fase a ficar de pé com seus pais (introdutores) e pronuncia as palavras pedindo para que os pais repitam).

D: Recebe o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus.
Criança: Amém.

D: Guarda a Palavra em teu coração.
Criança: Amém.



Ofertório

Enquanto um catequista faz a oração de compromisso, outro catequista traz a pasta com a relação dos catequisandos que estão inscritos na catequese e entrega ao Padre.

Catequista: Diante da comunidade aqui reunida e do Padre________, oferecemos no Altar do Senhor o nosso compromisso com a comunidade, com estas crianças e com Jesus, de servir a esta igreja com nosso ministério catequético e, a Deus como Discípulo Missionário do Senhor. Pedimos as bênçãos da nossa Santa Mãe Igreja e de Nossa Senhora, assim como a ajuda de toda a comunidade, para que este trabalho Evangelizador possa render os frutos desejados por Jesus Cristo, Nosso Senhor.