Compartilhe com seus amigos.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Dinâmica de Oração para a Páscoa

Enraizar a Fé nos Sacramentos e frutificar pela força do Espírito Santo

 
             Objetivo geral: celebrarmos na catequese a Pascoa do Senhor Jesus, em unidade com todos os grupos. A ideia é simbolizarmos  a nossa vida com uma ÁRVORE feita em isopor, que será ilustrada de maneira a ficar indentica a mesma, porem terá também um formato de cruz, para que jamáis nos esqueçamos das nossas cruzes. A Árvore para nós terá dois sentidos:
             A- Salmo 1 - Feliz o homem que se compraz na lei do Senhor e nela medita dia e noite. É como árvore plantada à beira das águas: dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha. (Medite o salmo completo) A vida da gente é como uma grande árvore. Germina, nasce, dá flores, frutos... do fruto a semente que irá germinar uma nova árvore. Neste ciclo interminável nossa árvore precisa ser cuidada, regada, adubada para que ao florir e frutificar a esperança se renove.
              B- João 15 -  Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Medite até o versículo 10. A vida da gente só tem sentido real se estiver ligada a Deus, pois ele nos deu seu Espírito para que pudéssemos ter vida NEle. Fora DEle nada tem sentido, a felicidade é passageira, logo murcha e seca. Com Ele a felicidade é eterna e sempre dá muitos frutos.
             Objetivo específico: Por outro lado, há que ter sempre em consideração que o que aqui é dado é simplesmente uma proposta, cuja execução ficará em certa medida aberta à criatividade e aos recursos de cada um. A nossa proposta é baseada na catequese que será apresentada aos nossos catequizandos neste tempo.
             Apresentação da Dinâmica: A dinâmica será feita em três fases que corresponderão a três partes distintas da mesma árvore (No caso da nossa catequese sempre acontece aos sábados que antecedem o domingo especificado):
•   Quinta semana da QuaresmaRaízes da árvore (virtudes dos pais de nossa fé, patriarcas e Profetas – Estudo feito na catequese durante o mês de março).
•  Tempo da Páscoa – Ramos da árvore (cada galho representa uma turma de catequese e seu catequista – os galhos menores representam cada catequizando, as folhas representam os dons e os frutos, obviamente o fruto do Espírito Santo).
              Cada grupo de catequese deve assumir a árvore como elemento simbólico porem, especifico para cada etapa, onde o progresso deve se dar através do entendimento e se possível de conversão,  associado à continuidade como percurso que o cristão é chamado a fazer. Ninguém pode querer mudar a partir de cima. É essencial começar pela base, experimentar a conversão a partir das raizes da vida, contemplando a cruz e olhando para ela como tronco forte e sustentável da vida da qual surgem e nascem os galhos que nos une, e que também trazem a seiva, dons do Espírito que alimentam e geram frutos.
         Cada momento será acompanhado por uma ORAÇÃO, feita de maneira dinâmica e acompanhada da Palavra de Deus. É bom lembrar que um bom terreno (nosso coração) está bem preparado quando se tem uma vida intensa de oração e contrição e a PALAVRA DE DEUS é a fonte da vida. A foto acima exemplifica o modelo que idealizamos.
para que esta dinâmica seja bem feita é importante que vocês possam visitar e ler as dinâmicas seguintes:
O Terreno A vida de oração que brota de um coração sincero


O Fertilizante do Céu:

Dinâmica de Oração para a quaresma - A Água e o Adubo. 

As dinâmicas estarão sendo postadas todas as sextas feiras para quem quiser celebrar conosco.

A dinâmica que apresentamos é inspirada em um material divulgado pela Diocese do Porto