Compartilhe com seus amigos.

domingo, 27 de julho de 2014

A primeira Vocação do Ser Humano é a Vida.

Vocação humana – Existir – Viver
A primeira Vocação do Ser Humano é a Vida.
A vida de todo ser humano é um dom de Deus. Deus criou o mundo inteiro e viu que era bom.  Mas quando Deus criou o homem, criou-o a sua maneira, moldando-o do barro e soprando sobre ele o SEU ESPÍRITO. Foi o primeiro momento forte em que Deus manifestou todo o seu amor a cada um de nós. Deus nos amou e nos quis participantes de seu projeto de criação como coordenadores responsáveis por tudo o que existe. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus para governar. (Gn 2)
Antes que Deus criasse o mundo e todas as coisas, já conhecia cada um pelo nome e desejava que todos participassem do banquete da vida. Foi por isso que Ele nos criou. Ele nos teceu carinhosamente no ventre de nossa mãe, cuidadosamente, e nos amou com amor eterno. Ele nos fez à Sua semelhança para que pudéssemos compartilhar com Ele de todos os Seus bens inefáveis. Deu-nos faculdades e potências que não colocou em nenhum dos outros seres criados: inteligência, vontade, memória, consciência, capacidade de amar; de sonhar; de sorrir; de chorar, de cantar; de falar... A vida é a grande vocação. Deus chama para a vida, e Jesus afirma que veio para que todos a tenham em abundância. (Jo 10,10)
Vivendo em Plenitude somos chamados a sermos Santos.
A vocação à santidade está relacionada com a prática concreta da vida de cada um, dia após dia. Para ser santa, a pessoa não precisa fugir do seu estado de vida. Ela se santifica exatamente e somente pelo compromisso com a sua condição humana e cristã. A vocação à santidade consiste na capacidade de responder ao apelo divino por meio da vivência evangélica do próprio estilo de vida.
Na Bíblia a santidade tem duas grandes qualidades.
A primeira é que a santidade é exclusiva de Deus. Só Deus é Santo. Por isso mesmo, ela não é algo adquirido pelos esforços e méritos das pessoas, mas uma dádiva, um dom divino. A segunda qualidade está relacionada com o modo de sermos santos. A comunicação da santidade por parte de Deus não se dá diretamente e particularmente a cada pessoa, mas à comunidade convocada e reunida por ele. Ninguém se santifica sozinho. Este processo se dá a partir do momento em que a pessoa pertence a uma comunidade, a comunidade dos filhos de Deus.
O chamado à santidade é um convite a pertencer à família divina. Somos uma geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1Pd 2,9). Isso significa que somos escolhidos e amados pelo Criador. Não somos o resultado do acaso, do destino, do pecado, mas o fruto do amor ilimitado da Trindade. Nascemos do amor de Deus e somos predestinados ao Amor. Nossa característica principal é amar e gozar a experiência fascinante de ser filho ou filha de Deus (cf. Ef 1,4-5).

Portanto, ser santo ou santa é acolher com alegria e disposição o chamado para tomar parte ativa na missão evangelizadora da Igreja, para anunciar a todas as pessoas o projeto de vida que a Trindade Santa tem para toda a humanidade. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; (Ef 5:1) Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Mt 5:48) Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? (1 Cor 3:16)