Compartilhe com seus amigos.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Catequese com Jovens e adultos - Primeira Eucaristia

De dois em dois anos acontece a confirmação do Batismo para os cristãos de nossa Paróquia. Em agosto do ano passado teve início uma grande turma de jovens que estão se preparando para assumirem seu compromisso com o discipulado do senhor. São mais de mil jovens. mesmo assim ainda ficam muitos de fora e nos procuram para um encontro pessoal com Jesus na Eucaristia. A paróquia de São Sebastião está preparando uma turma de catequese com adultos no Patronato Sousa Carvalho. Já estão abertas as inscrições. É só procurar o Sr. Osorio no Patronato. Podem participar todos com idade acima de 13 anos. A catequese acontecerá todas as sextas feiras, às 18 horas no Patronato, com início previsto para o dia 2 de maio. É uma catequese imediata que dura pouco mais de 4 meses. No final de setembro já estarão tendo o seu primeiro encontro com Jesus Eucarístico. Adultos também podem participar, pois só existe idade mínima.

Agradece a Coordenação de Catequese.
Leia a matéria completa aqui ►

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O QUE É QUARESMA?


A quaresma é o tempo litúrgico de quarenta dias, realizado com penitência e conversão, para nos preparar para a maior festa da igreja católica, a Páscoa: a Ressurreição de Jesus Cristo. A palavra Quaresma vem do Latim, significa quadragésima.
A Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa. Começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de ramos,, quando começa a semana santa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual, ou seja, momento oportuno para aproximar-se de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos, e a partir da meditação, fazer uma mudança radical de vida. Esta mudança significa um recomeço, um renascimento para as questões temporais, espirituais e crescimento pessoal, intensificando a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
A quaresma é um grande retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. “Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes” (cf. Cl 2, 12).
Durante a Quaresma, somos convidados a contemplar o Mistério da Cruz, entrando em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-nos semelhantes a Ele na Sua morte, para alcançarmos a Ressurreição dentre os mortos (cf. Fl 3, 10-11). Isso exige uma transformação profunda pela ação do Espírito Santo, orientando nossa vida segundo a vontade de Deus, libertando-nos de todo egoísmo, superando o instinto de dominação sobre os outros e abrindo-nos à caridade de Cristo (cf. Bento XVI, Mensagem da Quaresma 2011).
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. Durante este Tempo a igreja não canta o Aleluia e nem entoa o Hino de Louvor, deixando tudo para o domingo de Páscoa, onde todos os cristãos se rejubilam de alegria com a ressurreição do Senhor.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias.
Quanto mais fervorosa for a prática dos exercícios quaresmais, maiores e mais abundantes serão os frutos que colheremos do Mistério de nossa redenção.
Também a vivência da Campanha da Fraternidade ajuda a fazermos uma boa preparação para a Páscoa. A CNBB propõe para este ano o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e como Lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22).
Tudo isto leva-nos a redescobrir o compromisso assumido no nosso Batismo. Renovemos nesta Quaresma o acolhimento da Graça que Deus nos concedeu naquele momento, para que ilumine e guie todas as nossas ações. Tudo o que o Sacramento da penitência significa e realiza, somos chamados a vivê-lo todos os dias num seguimento de Cristo cada vez mais generoso e autêntico. Neste nosso itinerário, confiemo-nos à Virgem Maria, que gerou o Verbo de Deus na fé e na carne, para nos imergir como ela na morte e ressurreição do seu Filho Jesus e ter a vida eterna. (cf. Bento XVI, Mensagem da Quaresma 2011).
Foto: Catequese com crianças

Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Assembleia de Catequese Assembleia de Catequese

Estes são trechos da carta convite do coordenador diocesano de catequese, Padre Mailson.
"A formação de bons catequistas é o desafio da Igreja no Brasil hoje. São importantes as Escolas Catequéticas tão insistentemente solicitadas pelos catequistas e recomendadas pelo magistério".(CR 149).
E com muita alegria que estamos iniciando nossos trabalhos catequéticos em 2014.

Papa Francisco em seu encontro com os catequistas do mundo inteiro nos fala: "Não só trabalhar como catequistas, mas principalmente sê-lo". Animados com suas
palavras queremos convidar todos os coordenadores de catequese paroquial (Batismo, Infantil, Crisma e Matrimônio) para mais uma Assembleia Diocesana de Catequese que acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014. Terá inicio às 18h do dia 21/02 com um momento de espiritualidade Caminhada Catequética, com adoração e benção do Santíssimo, no dia 22/02 passaremos o dia de formação e agendamento concluindo nosso encontro às 17h. 
Neste ano vamos dar prioridade as Escolas de Catequese, conhecer a experiência da Diocese de Tianguá apresentada pela Efigênia (coordenadora diocesana) e com a experiência do Projeto de Iniciação à Vida Cristã da Paróquia de São Sebastião - Ipu.

Animados com este espírito missionário e cheios de força do Espírito Santo vamos "...deixar que a Palavra revelada fecunde radicalmente a catequese e todos os esforços para transmitir a fé." Contamos com sua presença para esse momento muito importante na caminhada de nossa catequese.
Um abraço fraterno a todos os catequistas! Deus abençoe e Maria nos proteja!
Padre Mailson Costa Sousa

 Estive presente na assembleia com a secretária de nossa catequese, a catequista Terezinha de Jesus. Alem da participação, tínhamos também a missão de apresentar o modelo de catequese no processo de Iniciação a Vida Cristã que a Paróquia de São Sebastião está desenvolvendo. Confira aqui: Organização da Catequese na Paróquia de São Sebastião Projeto muito bem aceito, mas que ainda precisa ser estudado com muito carinho para que não termine no começo.
No contexto geral a assembléia foi avaliada positiva. O destaque maior foi para a presença significativa das Paróquias e Áreas Pastorais. A Efigênia foi aplaudida de pé pela brilhante apresentação das Escola de Catequese da Diocese de Tianguá, modelo a ser seguido por todos.
Na Avaliação os catequistas da Região Episcopal do Araras louvaram a dinâmica da Assembleia: No início do encontro, o momento espiritual com caminhada catequética, uma leitura da dinâmica dos Discípulos de Emaús, paradas de reflexão dos passos de Emaús e a Adoração ao Santíssimo, fortalecendo a motivação espiritual dos catequistas para o encontro.
Pouco tempo para uma assembleia porem, foi um tempo muito proveitoso e agradável. No final Dom Odelir magri deu a benção e voltamos para nossas Paróquias.
Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Assembleia Catequética Diocesana

Queridos Catequistas! Que a paz de Deus esteja sempre em vossos corações!

"A formação de bons catequistas é o desafio da Igreja no Brasil hoje. São importantes as Escolas Catequéticas tão insistentemente solicitadas pelos catequistas e recomendadas pelo magistério".
(CR 149).
E com muita alegria que estamos iniciando nossos trabalhos catequéticos em 2014. Papa Francisco em seu encontro com os catequistas do mundo inteiro nos fala: "Não só trabalhar como catequistas, mas principalmente sê-lo". Animados com suas palavras queremos convidar todos os coordenadores de catequese paroquial (Batismo, Infantil, Crisma e Matrimônio) para mais uma Assembleia Diocesana de Catequese que acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014. Terá inicio às 18h do dia 21/02 com um momento de espiritualidade Caminhada Catequética, com adoração e benção do Santíssimo, no dia 22/02 passaremos o dia de formação e agendamento concluindo nosso encontro às 17h. 
Neste ano vamos dar prioridade as Escolas de Catequese, conhecer a experiência da Diocese de Tianguá apresentada pela Efigênia (coordenadora diocesana) e com a experiência do Projeto de Iniciação à Vida Cristã da Paróquia de São Sebastião - Ipu.
Animados com este espírito missionário e cheios de força do Espírito Santo vamos "...deixar que a Palavra revelada fecunde radicalmente a catequese e todos os esforços para transmitir a fé." Contamos com sua presença para esse momento muito importante na caminhada de nossa catequese.


Um abraço fraterno a todos os catequistas! Deus abençoe e Maria nos proteja!
Padre Mailson Costa Sousa
Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Início do Processo de Iniciação a Vida Crista na Catequese Infantil de Ipu


Começamos oficialmente em toda a Paróquia de São Sebastião de Ipu a catequese, evidenciando o apelo da igreja, colocando em prática as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2011-15. A formação dada aos nossos catequistas seguem as mesmas pistas do projeto de iniciação a vida Cristã. Formulamos um esquema baseado na Liturgia dominical com os temas próprios da catequese, mas, não visando apenas as crianças e sim os catequistas em primeiro lugar. Não podemos dar aquilo que não temos! Se os nossos catequistas não estiverem preparados para serem cristãos autênticos como irão preparar crianças para uma vida cristã? Como a catequese não pode dar um curso de formação catequética, pois nossos catequistas são voluntários e já doam parte de seu tempo para esta pastoral, o curso é dado mensalmente nas reuniões de formação e planejamento.
O conteúdo básico desta formação está voltado para a segunda urgência da DGAE: “Igreja: casa da Iniciação à vida cristã”. Em primeiro lugar procuramos deixar claro para nossos catequistas: "Toda ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai" (DGAE n. 4). Ou seja, o ponto de partida e de chegada está em Jesus Cristo, sua natureza divina e humana, seu ministério. Deste modo a nossa catequese precisa ser: orante, contemplativa, fraterna e servidora, e não apenas um cursinho sacramental para crianças. 
No mundo secular em que vivemos, os cristãos se deparam com um forte apelo ao "individualismo e ao consumismo, com propostas religiosas que oferecem um encontro superficial com Deus, sem o efetivo compromisso cristão e a formação da comunidade". A religião do mais fácil; a fé exposta nas prateleiras da vida como se fosse mercadorias de supermercado.
O que propomos neste projeto é um encontro pessoal com Jesus Cristo, onde o cristão se comprometa com o amor, a gratuidade, a alteridade, a fidelidade, a eclesialidade, a unidade, o perdão e a reconciliação. E para que isso possa dar certo é preciso sair de si, com desprendimento e esvaziamento. Nossos catequistas precisam conhecer e trazer em mente o objetivo geral assumido pela Igreja no Brasil. Este objetivo consiste em:
Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo”.
Para trazer em mente este objetivo precisamos estuda-lo detalhadamente:

Ø Evangelizar: essa é a natureza da Igreja. A tarefa da catequese consiste em (re) descobrir essa identidade eclesial e gravar na memória dos cristãos.
Ø Jesus Cristo: a centralidade da catequese está na missão de Jesus Cristo. ELE é o ponto de partida e de chegada de todo esse projeto. Trabalhando a centralidade de Jesus Cristo focamos na essência da vida cristã.
Ø Espírito Santo: só ELE pode iluminar nossa ação catequética, fazendo o nosso trabalho frutificar. Mas, para isso acontecer o catequista precisa estar disponível a atuação do Espírito Santo na vida eclesial e pessoal.
Ø Discípula, Missionária e Profética: a igreja é assim e por isso a catequese não pode ser diferente. O catequista tem que seguir os ensinamentos do mestre, partilhando com os outros a boa nova e trabalhando por uma realidade mais justa, fraterna e solidária.
Ø Opção Preferencial pelos Pobres: eis um referencial para o bom desenvolvimento da catequese. Não dá para catequisar só que vem ao nosso encontro. Precisamos sair ao encontro dos outros, principalmente dos "pobres em espírito".
Ø Para que todos tenham vida: já que a maioria, os marginalizados, não conhece o ministério de Jesus. ELE mesmo disse: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. Mc 2:17.
Ø Reino definitivo: a catequese não pode estar preocupada com a primeira Eucaristia dos cristãos, pois isto é um processo de conversão que se dá a partir do contato com a palavra, a liturgia, e o conhecimento. A preocupação dos catequistas deve ser com a santidade e a salvação de todos porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pd 1:16
A “mudança de época exige que o anúncio de Jesus Cristo não seja mais pressuposto, porém explicitado continuamente”. Se não refletirmos o que ensinamos jamais convenceremos ninguém. Se não convencermos, como esperamos que alguém possa se converter? O processo de iniciação á vida crista convida-nos a criar espaços, situações que efetivamente proporcionem as pessoas a terem um encontro com Jesus Cristo (DGAE n. 40).
Para que os catequistas possam viver este processo precisam cumprir algumas exigências: “acolhida, diálogo, partilha, bem como maior familiaridade com a Palavra de Deus, a liturgia e a vida em comunidade”.

Sabemos que não será fácil, mas em minha opinião será muito prazeroso. Só em viver uma santa vida já é motivo de gratidão por fazer parte deste processo. Agora imagine você, daqui a alguns anos começar a colher os frutos deste trabalho?
Leia a matéria completa aqui ►