Compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Conhecendo a Catequese, formadora de discípulos de Cristo.

Fevereiro, mês do conhecimento, entendimento e sabedoria.
Encontro de catequese realizado nos dias 7 e 8 de Fevereiro – Conhecendo a Catequese, formadora de discípulos de Cristo.
Objetivo: Neste encontro queremos apresentar a Catequese, o que fazemos, porque e como ela nos leva a Cristo. Os Catequistas aproveitam para se apresentarem e apresentarem a Diocese, a Paróquia, e o centro catequético. Não precisa dar muitos detalhes, pois iremos falar mais deste tema em outros encontros. A prioridade deste é apresentar a Santíssima Trindade.

Reflexão Inicial: Somos batizados "em nome" do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ou seja, da Trindade Santa, pois só existe um Deus, o Pai todo-poderoso, seu Filho único e o Espírito Santo: a Santíssima Trindade. Ao sermos batizados, somos envolvidos em um mistério de amor infinito, o mistério da Santíssima Trindade, que é o mistério central da nossa fé e de toda a vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo, e, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé. "Toda a história da salvação não é senão a história da via e dos meios pelos quais Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia, consigo e une a si os homens que se afastam do pecado". Portanto, precisamos viver por ELE, com ELE e para ELE.
Oração inicial – Ensinar o Sinal da Cruz utilizando a dinâmica Deus Trino. Ao nos persignar, fazemos com o dedo polegar três pequenas cruzes: uma na nossa testa, dizendo + Pelo Sinal da Santa Cruz + pedindo a Deus que nos livre dos maus pensamentos, das heresias e ideologias que tanto nos tentam nos dias de hoje e que Ele mantenha a nossa inteligência alerta contra todas as ciladas do demônio; outra na boca, sobre os lábios, dizendo + Livrai-nos Deus, Nosso Senhor + para que Ele nos livre das más palavras, para que nossa boca só profira palavras de louvor, de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos da Sua Misericórdia e do Seu Amor e não dos nossos méritos, que as nossas palavras jamais ofender o nosso irmão; e outra no peito, dizendo + dos nossos inimigos+ pedindo a Deus que  nos livre das más obras que tem origem em nosso coração, para que Ele nos proteja contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios, para que façamos do nosso coração uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo, para que o nosso coração seja obediente como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.
Em nome do Pai; Quem é o Pai? Como conhecemos o Pai? II Corintios 6:18 - João 1,1-3. 14,9. 17, 21. 1 João 4,8 Em nome do Filho; Quem é o Filho? Onde o encontramos? João 3:16. 10,30. Mateus 26,26. 1 João 4,9. E do Espírito Santo; Quem é o Espírito Santo? Onde o encontramos? O que Ele faz em nos?
João 14,17.26. João 15,26 1 João 4,13 Gálatas 5,22. Romanos 5,5.

Encontros – A Catequese de Pré aproveita para utilizar bastante as dinâmicas de acolhida e as dinâmicas de apresentação, não só para este encontro, mas para todos os encontros. Criança desta idade aprende brincando. Na primeira e segunda fase: Estilo Catecumenal Proposto pela Paróquiade Ipu. Está no final da apostila. Para nossos leitores é só seguir o link acima.  Faça uma retrospectiva para saber como foi a catequese no ano passado: 
Como foi a fase 1 ou a pré? 
O que foi mais importante? 
Qual o encontro que mais gostou? 
O que vai levar para a vida? 
O que aprendeu que não vai mais esquecer?
 Já conhece Jesus? 
Quem é? 
Aproveite para dinamizar a apresentação.

A Palavra de Deus na vida - Mateus 28,19-20 (Leitura Orante)
Oração antes de ler a Bíblia - Jesus Mestre, envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!
Oração depois de ler a Bíblia - Jesus Mestre, vós dissestes que a vida eterna consiste em conhecer a Vós e ao Pai. Derramai sobre mim a abundância do Espírito Santo! Que Ele me ilumine, guie e fortaleça no meu seguimento, porque sois o único caminho para o Pai. Fazei-me crescer no vosso amor, para que seja, como o apóstolo Paulo, testemunha viva do Vosso Evangelho. Com Maria, mãe, mestra e rainha dos apóstolos, que eu guarde Vossa Palavra, meditando-a em meu coração. Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de mim. Amém.
Para ajudar a fazer a leitura orante:
O que disse Jesus? 
Qual a ordem que Ele nos deu? 
O que Ele nos mandou fazer? 
Como? Em nome de quem? 
O que Ele nos mandou ensinar? 
Qual a promessa que Ele nos fez? 
Como podemos fazer isto?
-Figura para ajudar a pré a compreender a mensagem de Jesus-