Compartilhe com seus amigos.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

O Discípulo dá sabor a vida, ilumina o caminho a ser seguido

Encontro de Catequese realizado nos dias 14 e 15 de Fevereiro – O Discípulo dá sabor a vida, ilumina o caminho a ser seguido.
Objetivo: Mostrar o valor de cada um diante de Cristo; Qual o nosso propósito neste mundo; qual o nosso verdadeiro valor; o que fazer como cristão diante do mundo. Apresentação da Igreja: Diocese, Paróquia, Pastoral Catequética e Centro Catequético.
“Senhor Jesus, Filho de Deus vivo, ensina meu coração a falar ao Pai, com quem conversas continuamente na unidade do Espírito Santo; trespassa meu coração com o Amor que o une ao Pai e sê tu mesmo em mim, contínua oração. Abre o meu coração para que eu veja com os olhos da Alma a beleza de vossa igreja” 

 Dinâmica: Fermento na massa. Para que serve o fermento? Figuras de bolo antes e depois do fermento. Mateus 13,33. Sal. Para que serve o sal? Para dar gosto e conservar. Dar exemplos. Biscoito salgado para todos. Mateus 5,13. Luz. Para que serve a Luz? Mateus 5,14a.16. Se for de dia feche todas as janelas antes, e na hora da leitura abra-as.
Dicas para reflexão: Qual o valor que damos a nossa vida? Qual a nossa importância diante do mundo? E diante de Deus? O que somos para o mundo? Nossa família? Deus? Mateus 5,48. Qual meu novo olhar a partir da Palavra de Deus? Darei gosto a vida das pessoas que eu encontrar? O que é melhor, fazer o bem ou o mau? Quero conhecer Jesus? Quero ser igual a ELE? Gosto do que ELE ensina?
Encontros na sua apostila – Pré-Somos Amigos/ 1ª Fase-Somos um grupo unido na fé/    2ª Fase-Escolhi você
Jeremias 1,5. Quando Deus nos formou no ventre da nossa mãe já tinha uma missão para nós. Somos Chamados por Deus para iluminar os caminhos, dar sabor a vida e fazer com que o Reino de Deus cresça na terra. Não somos uma ilha e não podemos viver isolados Mt 22,37-40. Amando a Deus, precisamos amar também os irmãos, pois não pode ser diferente 1João 4,20. Amando os irmãos fazemos tudo para vê-lo feliz João 15, 13-14. Quando amamos a Deus e aos irmãos nos unimos uns aos outros e formamos uma comunidade perfeita onde reina o AMOR. E onde reina o amor Deus está presente porque Deus é amor 1João 4,7-8.

A Palavra de Deus na vida - Mateus 5,13-16 (Leitura Orante)

O sentido completo da Lei: o amor. A Lei de Deus está inserida nos 10 mandamentos. Todo cristão é chamado a responder com amor o amor que Deus tem por nós, através da Eucaristia, presença Real de Jesus. A nossa Igreja é mãe amorosa que nos acolhe, batiza, crisma, perdoa, alimenta e reza por nós. És chamado a compreender que a catequese é um ato de amor de Deus e da Igreja para nossa felicidade e salvação.  És chamado a viver com amor e por amor e com alegria, para suscitar no coração das pessoas a esperança de ser melhor, o desejo de mudar, a aspiração de se converter e se salvar e de ajudar os outros a descobrir este amor. Porque a vontade de Deus é que guardemos o seu mandamentos 1João 5,3. Se você ama Jesus de verdade irá guardar os seus mandamentos João 14,15. E permanecerá em Deus. João 15,10. Porque o discípulo procura em tudo ser parecido com o Mestre João 8,12 - Mateus 5,14