Compartilhe com seus amigos.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

O Mundo foi criado pelo Pai para aqueles que seguirem o Filho.

Encontro de Catequese realizado nos dias 21 e 22 de Fevereiro – O Mundo foi criado pelo Pai para aqueles que seguirem o Filho.

Objetivo: Entronizar A Palavra de Deus na catequese, na vida das crianças e dos catequistas. Mostrar a necessidade da Palavra de Deus em nossa vida. Ensinar a criança a manusear a Bíblia. Ensinar às crianças a valorizar tudo o que vem de Deus.
Preparando o ambiente – Preparar um local digno para entronizar a Bíblia. Ela ficará exposta em todos os encontros de catequese. Enfeitar com panos coloridos, flores e velas (se possível, as cores dos cinco continentes). Um recipiente para conduzir a Bíblia até o local de entronização. Marcar as passagens bíblicas para ser mais dinâmico. Escolher os leitores antecipadamente.
Oração inicial – 1º momento Minha intimidade com a Palavra de Deus



O catequista  recepciona os catequizandos com questionamentos em relação a Bíblia.  Onde a Bíblia é guardada em minha casa? Quem mais ler a Bíblia em minha família. Qual a passagem bíblica que mais me chama atenção? Por que preciso ler a Bíblia?
2º momento Entronizando a Bíblia!
É importante que todas as crianças estejam voltadas para a Bíblia, mesmo sem saber o que é, pois a a mesma deve ser conduzida em um recipiente bem enfeitada (usar a criatividade). Quem sabe um baú? Afinal é o maior tesouro da humanidade! Faça uma procissão com algumas crianças levando pétalas de rosas. Atrás duas crianças com as velas, uma com um arranjo de flores e atrás o baú contendo a Palavra da nossa Salvação. Quando chegar ao local, a fila para e fica em posição de fila indiana (As duas filas de frente um com o outro); jogam as flores, uma dupla de cada vez enquanto as velas, flores e o baú vão passando. Chegando no local o baú é entregue a um catequista que retirar a Bíblia do Baú, com muito respeito beija-a e com muito entusiasmo proclama: “Eis a Palavra da Nossa Salvação! Deus passou em nosso meio e aqui está para nos falar. Eis aqui nossa maior riqueza, o Testamento Divino que o Senhor Deus deixou para nós. Viva a palavra de Deus!” Ele coloca a Bíblia no local e começa com um sussurro e vai aumentando  progressivamente até gritar: “Estou diante da tua palavra senhor; fala que teu servo te escuta”! os demais catequistas pedem que todos repitam.
3º momento Falando com Deus
Agora de Joelhos todos rezam:
Oração: Senhor, te pedimos perdão pelas nossas ofensas, causadas por pensamentos palavras e obras, e queremos limpar o nosso coração para nos colocar diante da Tua Palavra, porque a pureza do coração e a humildade são características fundamentais para a escuta e compreensão da mensagem divina. Colocamo-nos na tua presença e rezamos um Pai Nosso tentando olhar para cada um de nós como o Senhor nos olha. Pai Nosso... Te Pedimos Pai o dom do Vosso Santo Espírito escutar a Vossa Palavra e meditar com sabedoria para coloca-la em prática na nossa vida. Dá-nos senhor, o dom do entendimento. Amém.
As crianças: Para que serve a Bíblia? Resposta: 2 Tm 3, 16-17. – Provérbios 30:5,6
As crianças: E quando precisarmos de ajuda? Resposta: Isaias 40, 10. 13.
4º momento Cantando com Deus
Cântico: Santo livro, Santo livro, louvado seja Deus por seus autores, louvado seja Deus por seus leitores, Santo livro, Santo livro, Santo livro que me ensina a contemplar. Santo livro, Santo livro, Santo livro que me ensina a caminhar.
Dicas para reflexão: Quem ama a Deus escuta a sua palavra antes de levantar para ser guiado por ELE e a noite para ter o conforto do descanso nos braços do Pai.
 Encontros – Pré - O lindo mundo que Deus fez para nós/ 1ª fase - O mundo que Deus criou     / 2ª Fase - A criação do Mundo
Deus é puro amor. No princípio era só a Santíssima Trindade e nada mais existia. O Amor de Deus foi transbordando e dia após dia este amor foi gerando vida nova. O Céu, os planetas e estrelas,
A- Deus criou tudo o que existe. Esta doutrina você encontrará no 1º e 2º cap. da Bíblia. Criar é fazer alguma coisa que antes não existia (De que o mundo foi feito?).
B- O mundo não foi criado em 7 dias de 24 horas. O número sete, na Bíblia quer dizer “perfeição,  obra terminada 100%” (A Trindade agindo nos 4 pontos cardeais).
C- Embora a obra da criação seja particularmente atribuída ao Pai é igualmente verdade de fé que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são o único e indivisível princípio da criação (CIC 316, princípio do Evangelho segundo João).
D- Atividades: Construir um mundo evidenciando a criação (Plantar um jardim).
E- pesquisas para serem desenvolvidas pelas crianças com os pais, professores e amigos:
1. Você acredita que Deus fez tudo o que existe?  2. Você agradece a  Deus todos os dias por tudo o que Ele criou?
3. Você acha que Deus fez o mundo perfeito?  4. Você colabora para que o mundo continue bonito como Deus fez? Como?
F- Celebrar ensinando como muito cuidado o sinal da cruz (diferença entre em nome do Pai... e o Glória ao Pai). Sobre a missa, explicar que todas as partes da missa são importantes, porem a missa começa com o sinal da cruz e termina com a benção de Deus – o sinal da cruz.. Tomar cuidado com as superstições. O sinal da cruz só deve ser feito para orar ou abençoar. É nosso dever estarmos repletos de Deus. Se formos fracos, peçamos socorro e Ele enviará o seu Espírito para nos ajudar. Peçamos a graça e o favor do Senhor, estejamos atentos na escuta de Sua Palavra, e busquemos constantemente ficar em Sua presença. Onde podemos alcançar tudo isto? Na Missa. É na missa que Deus nos acolhe como Pai, Senhor e verdadeiro amigo. É na missa que Deus nos perdoa e nos fala ao coração. Na missa também elevamos as nossas preces por todo o universo. E a parte melhor é quando Jesus se faz pão para nos alimentar eternamente. João 6,54-56.
A Palavra de Deus na vida - Mateus 19,27-30 (Leitura Orante)
        Par quem quer ser um discípulo de Jesus tem aqui uma promessa maravilhosa: Mateus 19,27. E isto é muito bom. Porém, não podemos fazer algo para alguém somente porque ganharemos algo em troca. Isto é em tudo: numa visita, num cumprimento, num serviço, e em qualquer ação que envolva nossos semelhantes, não devemos ter atitudes interesseiras. Deus criou o tudo o que existe para nós. Ele criou de Graça e deu de Graça.  Precisamos ser bons e amorosos porque a bondade e o amor nos mostram e solicitam um novo tipo de relacionamento. Vejamos o que nos diz 1Cor 13,5: O verdadeiro cristão não busca seus próprios interesses e sim o de plantar o bem para o próximo e sua recompensa será multiplicada. Deve ser um estilo de vida a que precisamos nos acostumar se quisermos ser discípulos do Senhor. . Se começarmos a agir deste modo, quando nos dermos conta, estaremos agindo desinteressadamente. E, quando colhermos os frutos das nossas boas ações, iremos percebendo que a felicidade e a paz nelas encontradas já fazem parte desse Reino de Deus entre nós. Nas nossas orações peçamos a Deus que Ele nos torne pessoas melhores. Que Ele nos derrame Seu Santo Espírito transformador. Se nos entregarmos plenamente aos seus cuidados estaremos bem. A nossa transformação ocorrerá calmamente e sem traumas, mesmo que leve algum tempo. E o que é melhor: A nossa herança será a vida eterna.