Compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Catequese - Fevereiro, Mês do Conhecimento, Entendimento e Sabedoria.




Para que você entenda o conteúdo deste mês.
Começa a catequese e novamente nos reunimos para receber as crianças na catequese. Muitas estão vindo da pré para o primeiro ano da catequese; outras estão vindo do primeiro para o segundo ano da catequese. Novatos ou veteranos estamos começando mais um ano catequético com um gostinho especial e próprio. É que este ano a Diocese de Sobral estará celebrando o seu primeiro centenário. Por este motivo estamos celebrando na Diocese o “Ano Eucarístico”. Atualmente não temos um Pastor pois o nosso Bispo, Dom Odelir foi transferido para Chapecó. Quem esta no comando da Diocese é Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo auxiliar de Fortaleza, hoje ADMINISTRADOR APOSTÓLICO DA DIOCESE DE SOBRAL. Ele recebe este título por ser um bispo e ter sido nomeado pelo Papa.
Este mês de fevereiro a catequese direciona seus encontros para o conhecimento. É hora de todo mundo se apresentar e ser apresentado; é o momento de buscarmos conhecimento e sabedoria. Par entendermos melhor precisamos ouvir a Palavra de Deus e meditar bem.
 Assim começa a Bíblia, assim começa o Genesis: Deus disse: “Que exista a luz!” E a luz começou a existir.  Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas: Genesis 1 /  Deus fez brotar do solo todas as espécies de árvores formosas de ver e boas de comer. Além disso, colocou a árvore da vida no meio do jardim, e também a árvore do conhecimento do bem e do mal. Genesis 2. ‘Deus que ordenou que a luz brilhasse em nossos corações’, plantou a árvore da vida, acessível ao homem, e uma árvore de luz (a árvore do conhecimento do bem e do mal).  Está escrito: Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, Provérbios 2:5-7 Como o apóstolo diz: ‘Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. 1 Coríntios 2:12-13’.
Vamos meditar?
No mês do conhecimento vamos aprender de onde vem a sabedoria, o entendimento... vamos nos conhecer mutuamente, conhecer Jesus Cristo, sua igreja... conhecer o certo e o errado, o bem e o mal, a luz e as trevas... tudo depende do conhecimento para as escolhas e da sabedoria para o seguimento. Todo conhecimento vem de Deus. Não precisava Adão e Eva comer do fruto proibido para ter conhecimento, pois é um dom. A serpente só queria que o homem desobedecesse a Deus, e conseguiu.
Uma bola só tem dois lados: o de dentro e o de fora, pois por ser redonda, não tem começo e nem fim. A nossa vida é mais ou menos parecida: Ou tomamos conta dela fazendo as escolhas certas e sendo nós mesmos ou vamos viver a vida na superficialidade, copiando os outros. Na vida, enquanto satanás envia seus anjos do mal para nos afastar da salvação o Senhor nosso Deus, que é também nosso Pai nos protege que seus anjos do bem. Eles nos indicam o caminho do bem, da sabedoria divina, da salvação. Você sempre terá as duas opções: Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar. Deuteronômio 30:19-20


            Durante este mês vamos buscar o entendimento e a sabedoria divina para conhecermos tudo aquilo que irá mudar as nossas vidas. Estaremos publicando semanalmente nossos encontros de catequese infantil aqui: Encontros de Catequese
 Se vc quer nos conhecer melhor entre e fique a vontade:
Notícias.
Dinâmicas.
Organização.
Formação de Catequistas.
Este ano vamos tentar postar nossos encontros - conteúdo e fotos. Aguardem e rezem por nós.
2º Encontro - Conhecendo a Catequese, formadora de discípulos de Cristo.


Leia a matéria completa aqui ►