Compartilhe com seus amigos.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Pastoral em Chave Missionária.





 A catequese da Paróquia do Ipu está fazendo uma Dinâmica Pascal que vai da quaresma a pascoa. Esta dinâmica terá 2 partes: 1ª Parte - A alegria de voltar à casa do Pai (O primeiro momento será para abrirmos a porta do Coração de Jesus e n’Ele fazermos morada). 2ª Parte – A Alegria de Evangelizar (O segundo momento será para abrirmos a porta do nosso coração e deixarmos Jesus, nele fazer morada).
Esquema geral das chaves:

Da Quaresma

Dinâmica Pascal – I Domingo da Quaresma - Arrepender
Dinâmica Pascal – II Domingo da quaresma – Levantar
Dinâmica Pascal – III Domingo da quaresma – Edificar
Dinâmica Pascal – IV Domingo da quaresma – Glorificar
Dinâmica Pascal – V Domingo da quaresma – Recriar
Dinâmica Pascal – Domingo de Ramos – Imitar

Ao Tempo Pascal
II Domingo de Páscoa         Acreditai
III Domingo de Páscoa        Levai
IV Domingo da Páscoa        Escutai
V Domingo da Páscoa         Guardai
VI Domingo da Páscoa       Respondei
Ascensão do Senhor           Ide
Pentecostes                      Avançai

Do Coração de Jesus ao nosso coração.

Do nosso coração ao coração do mundo.
Foram 40 dias de muita penitência e reflexão. Ainda iremos passar mais 7 dias de conversão, vivenciando  a semana santa de uma maneira intensa, para ressuscitar com Cristo e viver a Alegria do Evangelho. 
Para fazermos a abertura da semana santa de uma maneira bem litúrgica, fizemos a procissão de Ramos com a presidência do nosso Pároco, que assim, como um grande Pai que é, educa seus filhos espirituais na fé. Apesar de estarmos celebrando com crianças e sabermos que elas tem um jeito especial de participação, foi muito emocionante ver a multidão de crianças neste dia. A capela lotou.  

Depois disso iremos nos preparar para o grande envio do Senhor: “Ide fazer discípulos meus” Mt 28, 18.


Tendo Jesus Cristo como porta para Deus, fizemos da nossa quaresma o tempo ideal para encontrarmos as chaves certas e abri-la.

Disse Jesus: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Apocalipse 3:20 Disse ainda “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” João 10,9.

Estamos buscando Sair de nós mesmos para adentrar o coração de Jesus. Abandonaremos nossos velhos hábitos para adquirirmos novos, de acordo com a vontade do Senhor. Este entrar e sair será constante, pois logo sairemos do Coração de Jesus para retornar ao nosso, e transbordando o amor de Deus, iremos levar este amor a todos os corações que encontrarmos.

Depois de todo este processo realizado, teremos a ALEGRIA de fazermos o Reino de Deus acontecer em nosso meio. Para encontrarmos a chave certa iremos construir um Acróstico baseado nas Palavras do Senhor: “Fiquem ALEGRES porque os nomes de vocês estão escritos no céu” Lucas 10,20.

Queremos responder ao desafio de abrir a porta para passar do encontro pessoal com Jesus Cristo, ao anúncio renovado que proporciona aos crentes, uma nova alegria na fé e uma fecundidade evangelizadora. (Papa Francisco)
O maior anseio da humanidade é amar e ser amado e o maior sentido da vida é ser feliz em santidade, amando os irmãos como se fosse o próprio Deus e a Deus sobre todas as coisas. É esta maneira de ser que dá sentido a nossa vida nos tempos em que estamos vivendo.

Esta dinâmica que estamos fazendo tem como objetivo contagiar alegremente o coração de nossos catequistas e catequisandos a viverem como cristãos autênticos e espalharem por onde forem, a felicidade de pertencer ao Reino de Deus.


O ditado popular diz que tudo o que é bom está guardado com sete chaves. O nosso está guardado com 14. 7 chaves para adentrarmos o coração de Jesus. 7 para adentrarmos o nosso. O Papa Francisco exorta através da sua Carta apostólica e nos convida de maneira especial, para vivermos intensamente o Evangelho na Alegria de Ser Cristão Discípulo do Senhor.

No primeiro parágrafo desta exortação, somos introduzidos com muita ternura aos novos rumos da nossa caminhada missionária: “A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quem se deixa salvar por Ele será libertado do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce a alegria de ser e de viver.

No capítulo I o Papa nos convida a fazermos da pastoral uma chave missionária, sendo ousados e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores das respetivas comunidades. Somos exortados a aplicarmos, com generosidade e coragem, as orientações deste documento, sem impedimentos nem receio. Ele pede que não caminhemos sozinho, mas tenhamos sempre em conta os irmãos e, de modo especial, a guia da igreja, num discernimento pastoral sábio e realista.

Em obediência ao nosso querido Pastor, queremos abri o coração do Evangelho e vivermos a nossa fé atuando pelo amor (EG 33-35). Nesta 2ª Parte queremos receber a visita do Cristo Ressuscitado e Glorioso. Queremos abrir a nossa mente e o nosso coração e em uma atitude de servo, se colocar a disposição do Senhor para fazer a sua vontade. Quem quiser vir conosco é só acessar este link. Dinâmica na Catequese
Para quem gosta de fotos, veja todas as fotos aqui. É só clicar. Aproveite para curtir nossa fanpage no facebook


Leia a matéria completa aqui ►