Compartilhe com seus amigos.

domingo, 31 de janeiro de 2016

Finalidade e Tarefas da Catequese

                1  A Finalidade da Catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho, levando o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e viver o Mistério de Deus manifestado em Jesus Cristo. Buscamos formar comunidades catequizadoras, fonte viva da fé na vida do povo conservando a memória de Jesus, suas palavras, gestos, oração e compromisso com o Reino e principalmente a opção preferencial pelos pobres. Desenvolvemos o processo de educação da fé através de três elementos: o catequizando, a caminhada da comunidade e a mensagem evangélica (cfr. CR 155 e 185).
Nós catequistas somos formadores de discípulos missionários do senhor Jesus.

  1.2 TAREFAS DA CATEQUESE
1.2.1 Ensinamento da Fé: introduzir o cristão no conhecimento de Jesus, das escrituras sagradas, da Igreja, da tradição e das fórmulas da fé, em especial o credo apostólico.
1.2.2 Iniciação Litúrgica: introduzir o cristão no significado e participação ativa, consciente e plena dos mistérios sacramentais, celebrações, sinais, símbolos. Ritos, orações e outras formas litúrgicas.
1.2.3 Formação Moral: educa a consciência, atitudes, espírito e projeto de vida segundo proposta de Jesus. As bem-aventuranças e os Mandamentos fazem parte do conteúdo essencial, da educação ética e moral, tanto pessoal como social para atitudes cristãs, como discípulos e discípulas de Jesus. O sacramento da Penitência contribui para a formação moral - coerência de vida.
1.2.4 Vida de Oração: ensina a rezar por, com e em Cristo, com a mesma disposição com as quais Ele se dirige ao Pai: adoração, louvor, agradecimento, confiança, súplica e contemplação. O Pai Nosso é o melhor modelo da oração cristã.
1.2.5 Vida Comunitária: cuida com carinho da dimensão fé e vida em comunidade ensinando: simplicidade humildade, zelo pelos pequeninos, atenção para os que erram, correção e amor fraterno, oração em comum e partilha de bens.
1.2.6 Testemunho: tem como missão levar à sociedade a revelação no mistério do Verbo de Deus encarnado através do testemunho de santidade.

1.2.7 Missão: Ter viva a consciência de que o que o Senhor pregou deve ser proclamado e espalhado até os confins da Terra (DGAE 25). Portanto a Catequese deve iniciar o cristão à Missão sem fronteiras como parte essencial da vocação cristã.