Compartilhe com seus amigos.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Início da Catequese 2017 no Processo de Iniciação a Vida Cristã

Iniciamos neste sábado, 28 de janeiro de 2017, as inscrições da catequese da Paróquia do Ipu, no Processo de Iniciação a vida cristã, na Paróquia do Ipu. Nosso tema da Iniciação à Vida Cristã para o Ano Mariano é: “Com Maria faremos tudo o que Ele Nos pedir! João 2, 5. Não é um tema novo, mas o desdobramento do Diretório Nacional de Catequese (2005), de Aparecida (2007: uma Igreja em estado de missão), da Missão Continental (2008)... e tantos apelos atuais da Igreja, colocando em evidência a catequese cristocentrica.
Por Iniciação Cristã se entende o processo pelo qual alguém é incorporado ao mistério de Cristo Jesus; não se reduz à catequese, mas inclui, sobretudo a ação celebrativo-litúrgica. A catequese é um elemento, o mais longo e importante, do complexo processo pelo qual alguém é iniciado à fé cristã. Teologicamente falando a verdadeira iniciação se dá na celebração dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, chamados justamente, a partir do século XIX, de Sacramentos da Iniciação. Trata-se de uma iniciação que poderíamos chamar de sacramental. A estrutura catequética está em função dessa iniciação sacramental e vital.
Diante de tantas dificuldades que a catequese enfrenta todos os anos com afastamento de crianças após a primeira Eucaristia, sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece pelo kerygma e guiado pela Palavra de Deus, permita um encontro pessoal cada vez maior com Jesus Cristo, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos. Em outras palavras, um verdadeiro discípulo de Jesus.
Este trabalho tem dado certo. Com o apoio do nosso Pároco, os encontros de catequese culminando com a santa missa na catequese tem despertado a vontade de servir  a Jesus. Após receber sua primeira comunhão as crianças retornam a catequese buscando dar seguimento a este processo.
Na Paróquia são feitas ao mesmo tempo, inscrições de crianças com idade de catequese em todas as comunidades catequizadoras da Paróquia, até mesmo nas capelas. Neste primeiro dia foi muito gratificante ver a quantidade de pais trazendo seus filhos para colocar na catequese. As inscrições ficarão abertas até o dia 15 de fevereiro. No Patronato Sousa Carvalho, sede da coordenação paroquial e casa de catequese, foram formadas duas turmas de primeira fase e duas turmas de segunda fase, restando poucas vagas. Os Pais que ainda não inscreveram seus filhos devem procurar imediatamente o centro catequético de sua comunidade para renovar ou fazer a inscrição dos seus filhos, pois o número de vagas é limitado devido a falta de catequistas. Os pais devem levar um documento de identificação e no ato da inscrição adquirir ou fazer o  pedido do material pedagógico catequético a saber:
·         Para crianças que tenham 7 anos completos o material é um caderno de atividades. Chamamos esta fase de PRÉ CATECUMENATO ou Querígma. Este é o PRIMEIRO TEMPO da catequese dentro do processo de iniciação a vida cristã.
·         Para crianças acima de 8 anos o material é uma apostila “Catequese na Infância” e o livro de orações “Orações do Cristão”. Esta é a primeira fase do SEGUNDO TEMPO da Catequese chamada de CATECUMENATO.
·         Para crianças de 9 anos ou mais o material é uma apostila “Catequese Eucarística”, o livro de orações “Orações do Cristão” e o “Evangelho”. Esta é a segunda fase do SEGUNDO TEMPO da Catequese chamada de CATECUMENATO.
·         Para as crianças que já fizeram a sua primeira Eucaristia a igreja apresenta um vasto campo de trabalho no serviço ao Reino de Deus.
o    INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA
o    CATEQUISTA MIRIM
o    COROINHAS
o    CORAL DA CATEQUESE